Os sistemas de gestão de negócios estão cada dia mais baratos e fáceis de serem utilizados. Em todo tipo de negócio existem soluções digitais que podem ajudar na administração e diminuição de erros.  Do controle financeiro até as funções mais operacionais, um bom software de automação de restaurantes oferece alternativas bem interessantes para que se possa reduzir os desperdícios e aumentar o profissionalismo da sua empresa.

Se você ainda não está muito certo se a automação de restaurantes vale mesmo a pena, veja esta lista de vantagens que selecionamos a seguir!

1. Agilidade no atendimento

Sem sombra de dúvidas, olhando pelo lado do cliente, um dos principais benefícios da automação de restaurantes é o aumento da velocidade no atendimento.Considerando um modelo tradicional de funcionamento, os garçons precisam passar nas mesas colhendo os pedidos e depois levar as comandas até a cozinha. Depois, voltam para buscar os pedidos e servir os clientes.

Podendo fazer os pedidos diretamente da mesa, existe uma grande economia de tempo de maneira que o garçom somente precisa ir à cozinha para buscar os pratos já preparados. A princípio isto pode não parecer muita coisa, mas, na prática, existe uma economia de tempo gigantesca.

Pense que cada vez que um cliente faz um pedido ou troca, por exemplo, a escolha do acompanhamento, o garçom precisa voltar à cozinha. Muito tempo é gasto somente para levar a informação.

Além disso, se muitas mesas estiverem ocupadas, provavelmente o garçom vai pegar vários pedidos de uma só vez, o que significa que o primeiro pedido será levado à cozinha junto com o último, o que faz com que o tempo de espera fique desproporcional, além de correr o risco de os pedidos serem preparados na ordem errada.

Tudo isso sem falar que a cozinha acaba recebendo várias comandas de uma só vez, o que sobrecarrega os funcionários.

2. Melhoria da gestão do negócio

A gestão de restaurantes feita de maneira manual, assim como qualquer outro negócio administrado desta maneira, é lenta e sujeita a falhas humanas. Por mais organizado que seu estabelecimento possa ser e por mais metódica que seja a forma de administrá-lo, sempre existirá uma margem de erro enquanto tudo não é automatizado.

Com a automação de restaurantes você conseguirá ter muito mais controle e uma visão estratégica bem melhor sobre vários aspectos.

Gestão de fornecedores

Com a automação de restaurantes você também conseguirá enxergar melhor e mais rapidamente os valores pagos a cada fornecedor, podendo assim tentar melhores negociações. Também poderá acompanhar de maneira mais profissional todas as suas compras.

Análise financeira

Todo gestor precisa estar muito bem alinhando com os seus controles financeiros internos. Saber como anda o fluxo de caixa, monitorar a inadimplência, valores totais de faturamento, margem de lucro e outras informações extremamente relevantes do cotidiano.

Fazer tudo de maneira integrada e digital vai economizar muito tempo e também proporcionará muito mais assertividade de cada um destes indicadores, já que a margem de erro dos controles manuais é bem grande se comparada a uma ferramenta de gestão automatizada.

Controle de estoque

Sem a necessidade de ficar conferindo fisicamente seu inventário o tempo todo, um bom relatório de estoque consegue te municiar com as informações necessárias para que possa montar a sua programação de compras sem correria e necessidades de última hora.

Uma boa gestão de estoque também te ajuda a evitar desperdícios com perdas de produtos por tempo de validade, roubos e acondicionamento indevido de alguns itens.

Controle da produção

Um sistema para automação de restaurantes você consegue proporcionar um melhor entendimento de como a sua produção funciona. Isto significa medir e entender de maneira mais fácil quais são horários de pico, valor médio dos pedidos, tempo médio do giro das mesas e até fazer uma comparação do que foi comprado e servido, descobrindo, desta forma, o seu nível de desperdício.

Informações como estas são fundamentais para uma boa gestão. É possível conhecer melhor o que os clientes querem e o que pode ser aprimorado para que todos fiquem mais satisfeitos: tanto os consumidores quanto o seu negócio.

3. Eliminação de erros com a automação de restaurantes

Na hora de fechar a conta de uma mesa não é raro que um ou outro cliente queira discutir os pedidos que estejam sendo cobrados.

Pode ser um chope pedido que não tenha chegado, um suco cobrado a mais, uma sobremesa ou qualquer outra coisa do tipo. A questão é que a margem de erro existe e nenhum garçom poderá afirmar com toda certeza que lembra exatamente o que cada pessoa pediu. Por isso, no final, quem acaba arcando com o prejuízo é o estabelecimento.

Este tipo de situação acaba sendo muito mais normal do que deveria e, sem perceber muito bem, a margem de faturamento e o lucro do seu negócio podem estar sendo afetados de maneira significativa.

Com um serviço informatizado, pedidos sendo feitos instantaneamente e chegando até o cliente com mais velocidade, as chances de alguém se enganar ou ter de repetir o pedido para outro garçom ficam bem menores.

4. Cardápio digital

É muito pouco apresentável ter um cardápio rabiscado, com etiquetas ou outras marcações para atualização de preços, pratos ou qualquer outra informação.

Se você tiver um menu que varia entre as refeições ou durante os dias da semana, talvez tenha um cardápio muito grande ou precise ficar alternando.

É possível resolver este tipo de situação com um bom cardápio digital. Os preços podem ser alterados a qualquer momento, a lista de opções, observações e até a criação de promoções fica mais fácil de ser feita.

Não há desperdício com impressão de material que será descartado no decorrer do tempo e você pode também incluir várias fotos de todos os pratos.

Como pode ver, os benefícios da automação de restaurantes são vários e bastante significativos. Eles trazem vantagens tanto para donos e gerentes dos estabelecimentos como ajudam a melhorar bastante a experiência de consumo dos seus clientes.

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